Ada Lovelace: a primeira programadora da história

Ada Lovelace

Artigos

Sexta-feira, 15 de setembro de 2023.

Augusta Ada Byron King, conhecida como Ada Lovelace, marcou a história ao escrever o primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina. A britânica nasceu em 10 de dezembro de 1815 e, diferente de muitas mulheres de seu tempo, recebeu uma educação rigorosa que incluía aulas de matemática, lógica e música. Influenciada pela mãe, a matemática Anne Isabella Noel Byron, que cuidava dos estudos da filha, Ada teve o interesse pela ciência despertado desde a infância.

Aos 17 anos, a jovem passou a ser mentorada pela cientista Mary Somerville e, por intermédio dela, conheceu Charles Babbage, o inventor da “Máquina Diferencial" - um dispositivo mecânico para fazer cálculos, considerado pioneiro sobre computadores de uso geral. Embora a máquina nunca tenha sido completamente construída devido a limitações tecnológicas e financeiras da época, o conceito era revolucionário. Ada ficou fascinada pelo projeto e, anos mais tarde, foi convidada a traduzir um artigo de Luigi Federico Menabrea, matemático e engenheiro italiano, que tratava do assunto. 

Lovelace não se limitou a apenas transpor para a língua inglesa o conteúdo desenvolvido por Menabrea: a cientista adicionou suas próprias notas e ideias ao material, que eram três vezes mais extensas do que o próprio artigo original. Mais do que apenas entender o mecanismo da máquina inventada por Babbage, Ada foi a primeira pessoa a reconhecer que ela tinha aplicações que iam além de puros cálculos numéricos: ela percebeu que a Máquina Analítica poderia ser usada também para criar qualquer tipo de conteúdo, incluindo arte e música, desde que pudessem ser representados por números. 

Ao complementar o artigo com base nos próprios conhecimentos, e com o objetivo de ampliar a percepção sobre a Máquina Analítica, Ada lançou as bases para a programação e introduziu conceitos que são fundamentais para a computação moderna: sua visão de que as máquinas poderiam manipular símbolos além de números abriu a porta para a computação moderna e o desenvolvimento de softwares de todos os tipos.

A cientista morreu jovem, aos 36 anos, mas seu legado persiste. Como uma das primeiras mulheres na ciência da computação, Ada Lovelace serve como modelo para mulheres nas áreas de STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. E, embora não tenha recebido o reconhecimento que merecia durante sua vida, ela é hoje uma figura icônica, com um dia dedicado a sua memória: o Dia de Ada Lovelace, comemorado anualmente na segunda terça-feira de outubro. 

A data foi estabelecida em 2009 por Suw Charman-Anderson, jornalista eleita uma das 50 vozes britânicas mais influentes em tecnologia pelo The Daily Telegraph. Suw fundou o Dia Internacional Ada Lovelace depois de perceber que as mulheres do setor são praticamente invisíveis em seu campo de atuação. 

Veja também outros conteúdos em alta

O que você precisa saber antes de viajar para Santarém, no Pará

Plataforma de viagens indica destinos imperdíveis para curtir este verão

10 ideias para viagem de lua de mel

Conheça o Projeto Desfazer, a iniciativa do Hurb que identifica passagens com até 40% de desconto

Nossa biblioteca

Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.

Outubro Rosa com Dra. Bethania Maia

Formada em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda e Especialista Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UFRJ, atua promovendo a saúde da mulher, com foco em: ginecologia, obstetrícia e métodos contraceptivos, a fim de proporcionar a melhor experiência durante todas as fases da vida da mulher

People by Hurb

#ElaPod Ser Tech

De Ada Lovelace a Nina da Hora, mulheres têm revolucionado a tecnologia desde os primórdios. Com sua grande capacidade inventiva e criativa, foram até vistas como bruxas. Hoje, apesar de todo o avanço, ainda enfrentam questões como desvalorização, salários diferentes dos homens e dificuldades para se inserirem no ecossistema tech. Para colocar mais ideias nesse papo, temos um time incrível: Nathalia de Oliveira, Group Product Manager e Fernanda Souza, Tech Lead, ambas colaboradoras aqui no Hurb.

People by Hurb

#ElaPod Ser Líder

No papo de hoje, nossas maravilhosas hosts Juliana Gloria e Juliana Laureano, conversam com duas líderes aqui do Hurb. Maria Elisa, líder do time de Facilities e Danielle Guimarães, coordenadora de operações, contam sobre quais foram seus maiores desafios nas carreira, dão dicas para quem está começando e compartilham sobre o dia a dia de seus times.

People by Hurb

#ElaPod Ser Mãe

Ser mãe ou não ser, eis a questão! Poderia ser Shakespeare, mas no papo de hoje receberemos Jaqueline e Janaina, do time Hurb, para comentar (com propriedade) sobre esse tema tão complexo. Jaqueline Baptista, analista de Learning e mãe da Alice e Janaína, coordenadora administrativa e mãe do Klaus, analisam com nossas hosts, Juliana Laureano e Natalia Prado, questões sobre a visão romântica da maternidade, desafios no retorno ao trabalho, rotina e muito mais.

People by Hurb

Talk sobre Fevereiro Laranja

Como aqui no Hurb o bem-estar e a saúde integral de cada padawan são um dos principais pilares da nossa empresa, preparamos uma ação especial para que possamos conversar sobre o tema de forma leve e saudável

People by Hurb

Segurança Psicológica nas Organizações

O conceito de “Segurança Psicológica” é a sensação que o colaborador possui de estar em um ambiente de segurança e respeito, onde pode ser quem realmente é (como profissional e pessoa), onde poderá errar e não ser punido por isso. Esse conceito está em alta nas organizações, até mesmo devido ao cenário pandêmico ao qual vivenciamos, onde diversos colaboradores estão passando por problemas psicológicos, como Burnout e ansiedade.

People by Hurb

Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com