Lucas Cruz, L'oréal
Heroes in the Field
Nascido em Juiz de Fora, filho de pai mineiro e mãe carioca, Lucas Cruz - ou L’Oréal, como é mais conhecido - é formado em engenharia eletrônica e de computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, atua como engenheiro do Loon Factory, laboratório de pesquisa e desenvolvimento incubado pelo Hurb.
Apaixonado por tecnologia e inovação, Lucas sempre buscou estar envolvido em projetos com os quais se sentisse desafiado e que o inspirassem. Durante a iniciação científica em robótica na UFRJ, Lucas participou do desenvolvimento de um robô (veículo subaquático operado remotamente ou ROV), que fez uma expedição na Antártica. De 2017 a 2020, participou do MinervaBots, equipe de robótica da UFRJ e, com apoio do Hurb, participou do mundial de robótica no Japão. Em 2020, passou a dedicar-se a uma pesquisa que vinha sendo desenvolvida no Laboratório de Processamento de Sinais da Universidade, o que permitiu que Lucas unisse seus conhecimentos em tecnologia ao campo da medicina.
A oportunidade surgiu quando ele se deparou com um cartaz na faculdade que convidava os alunos a integrar o time de pesquisa sobre tuberculose. Seu interesse foi imediato e, desta forma, Lucas descobriu que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é acabar com a epidemia até 2030. A partir de então, Lucas e alguns colegas iniciaram a função ao lado da Dra. Anete Trajman, professora do curso de medicina da UFRJ, professora adjunta da Universidade McGill, no Canadá, e idealizadora do projeto de diagnóstico da tuberculose.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 10,6 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose em todo o mundo - só no Brasil, foram mais de 100 mil pessoas - e um total de 1,6 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. Em todo o mundo, a doença é a 13ª principal causa de morte e a segunda principal causa de morte infecciosa depois do COVID-19. A tuberculose está presente em todos os países e faixas etárias.
A iniciativa é do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi idealizada com o objetivo de desenvolver um software para uso no Sistema Único de Saúde, o SUS. Trata-se de aplicativo de diagnóstico auxiliado por computador, o chamado CAD, para a identificação de tuberculose ativa em radiografias de tórax.
A pesquisa foi dividida em duas etapas cruciais. No primeiro momento, os pesquisadores dedicaram-se a coletar a maior quantidade de dados possível. Foi necessário reunir radiografias físicas de tórax de diversas unidades do SUS e digitalizá-las. Essa base permitiu a reprodução de treinamento e validação das soluções do aplicativo de diagnóstico. Neste momento, a pesquisa está na sua segunda etapa, na qual o aplicativo deverá ser desenvolvido e aperfeiçoado utilizando a inteligência artificial. Como resultado final, o software indicará a probabilidade da doença ativa no paciente (ou score entre 0 e 1) baseada na análise da imagem, o que permitirá um diagnóstico mais rápido e assertivo em toda a rede pública de saúde.
Lucas participou ativamente do desenvolvimento de modelos preditivos para verificação da adesão ao procedimento operacional padrão, ou POP, para a digitalização de radiografias com base em exames de unidades do SUS de todo o Rio de Janeiro - sendo esta uma etapa fundamental na garantia da qualidade de dados para o projeto.
"Esse foi o primeiro projeto que participei que realmente teve um impacto positivo na vida das pessoas."
Como engenheiro do Loon Factory, Lucas dedica-se principalmente ao desenvolvimento de modelos baseados em inteligência artificial e machine learning. Segundo Lucas, o laboratório busca enfrentar desafios com objetivo de gerar impactos positivos e duradouros na vida das pessoas.
Quando perguntado sobre os próximos passos da sua carreira, Lucas nos responde: “Mestrado em reinforcement learning (aprendizado por reforço) e robótica nos Estados Unidos ou Canadá, onde estão os maiores centros de pesquisa da área”.
Links úteis:
Apresentação do projeto (Lucas Cruz - vídeo)
Relatório de tuberculose no Brasil
Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.
Lucas da Fonseca, analista Comercial do Hurb, conta sua trajetória profissional - das consultorias de viagens ao fantástico mundo dos produtos.
Hurb leva mais de 2700 pessoas para viajar no período
A plataforma de inteligência operacional nascida em 2019 garantiu seu lugar entre as 10 melhores startups de EnergyTech no disputado ranking
Plataforma de viagens celebra o Dia Nacional da Inovação apontando avanços na área
Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com