Heroes in the field - Ed. #1

Lucas Cruz, L'oréal

Heroes in the Field

Nascido em Juiz de Fora, filho de pai mineiro e mãe carioca, Lucas Cruz - ou L’Oréal, como é mais conhecido - é formado em engenharia eletrônica e de computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Hoje, atua como engenheiro do Loon Factory, laboratório de pesquisa e desenvolvimento incubado pelo Hurb. 

Apaixonado por tecnologia e inovação, Lucas sempre buscou estar envolvido em projetos com os quais se sentisse desafiado e que o inspirassem. Durante a iniciação científica em robótica na UFRJ, Lucas participou do desenvolvimento de um robô (veículo subaquático operado remotamente ou ROV), que fez uma expedição na Antártica. De 2017 a 2020, participou do MinervaBots, equipe de robótica da UFRJ e, com apoio do Hurb, participou do mundial de robótica no Japão. Em 2020, passou a dedicar-se a uma pesquisa que vinha sendo desenvolvida no Laboratório de Processamento de Sinais da Universidade, o que permitiu que Lucas unisse seus conhecimentos em tecnologia ao campo da medicina. 

A oportunidade surgiu quando  ele se deparou com um cartaz na faculdade que convidava os alunos a integrar o time de pesquisa sobre tuberculose. Seu interesse foi imediato e, desta forma, Lucas descobriu que um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é acabar com a epidemia até 2030. A partir de então, Lucas e alguns colegas iniciaram a função ao lado da Dra. Anete Trajman, professora do curso de medicina da UFRJ, professora adjunta da Universidade McGill, no Canadá, e idealizadora do projeto de diagnóstico da tuberculose.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 10,6 milhões de pessoas adoeceram de tuberculose em todo o mundo - só no Brasil, foram mais de 100 mil pessoas - e um total de 1,6 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. Em todo o mundo, a doença é a 13ª principal causa de morte e a segunda principal causa de morte infecciosa depois do COVID-19. A tuberculose está presente em todos os países e faixas etárias. 

A iniciativa é do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi idealizada com o objetivo de desenvolver um software para uso no Sistema Único de Saúde, o SUS. Trata-se de aplicativo de diagnóstico auxiliado por computador, o chamado CAD, para a identificação de tuberculose ativa em radiografias de tórax. 

A pesquisa foi dividida em duas etapas cruciais. No primeiro momento, os pesquisadores dedicaram-se a coletar a maior quantidade de dados possível. Foi necessário reunir radiografias físicas de tórax de diversas unidades do SUS e digitalizá-las. Essa base permitiu a reprodução de treinamento e validação das soluções do aplicativo de diagnóstico. Neste momento, a pesquisa está na sua segunda etapa, na qual o aplicativo deverá ser desenvolvido e aperfeiçoado utilizando a inteligência artificial. Como resultado final, o software indicará a probabilidade da doença ativa no paciente (ou score entre 0 e 1) baseada na análise da imagem, o que permitirá um diagnóstico mais rápido e assertivo em toda a rede pública de saúde.

Lucas participou ativamente do desenvolvimento de modelos preditivos para verificação da adesão ao procedimento operacional padrão, ou POP, para a digitalização de radiografias com base em exames de unidades do SUS de todo o Rio de Janeiro -  sendo esta uma etapa fundamental na garantia da qualidade de dados para o projeto.

"Esse foi o primeiro projeto que participei que realmente teve um impacto positivo na vida das pessoas."

Como engenheiro do Loon Factory, Lucas dedica-se principalmente ao desenvolvimento de modelos baseados em inteligência artificial e machine learning. Segundo Lucas, o laboratório busca enfrentar desafios com objetivo de gerar impactos positivos e duradouros na vida das pessoas.

Quando perguntado sobre os próximos passos da sua carreira, Lucas nos responde: “Mestrado em reinforcement learning (aprendizado por reforço) e robótica nos Estados Unidos ou Canadá, onde estão os maiores centros de pesquisa da área”.

Links úteis:

Loon Factory

Apresentação do projeto (Lucas Cruz - vídeo)

Relatório de tuberculose no Brasil

Veja também outros conteúdos em alta

O que você precisa saber antes de viajar para Santarém, no Pará

Plataforma de viagens indica destinos imperdíveis para curtir este verão

10 ideias para viagem de lua de mel

Conheça o Projeto Desfazer, a iniciativa do Hurb que identifica passagens com até 40% de desconto

Nossa biblioteca

Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.

Heroes in the field - Ed. #5

Lucas da Fonseca, analista Comercial do Hurb, conta sua trajetória profissional - das consultorias de viagens ao fantástico mundo dos produtos.

Heroes in the Field

Em atividade, travel tech divulga número de viajantes de setembro

Hurb leva mais de 2700 pessoas para viajar no período

Institucional

Squair recebe o prêmio do 100 Open Startups, ranking que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as companhias líderes em open innovation

A plataforma de inteligência operacional nascida em 2019 garantiu seu lugar entre as 10 melhores startups de EnergyTech no disputado ranking

Inovação

Saiba quais ferramentas são essenciais na hora de planejar sua próxima viagem

Plataforma de viagens celebra o Dia Nacional da Inovação apontando avanços na área

Inovação

Plataforma de viagens realiza doação de cestas básicas na Rocinha

A ação foi resultado da iniciativa comunitária promovida em março deste ano, a corrida “Subida da Rocinha”.

Eventos

Plataforma de viagens aponta dados sobre o interesse do turista por Blumenau

Maior Oktoberfest fora da Alemanha acontece até o dia 29 na cidade

Destinos

Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com