Heroes in the field - Ed. #2

Patricia Hagemeyer

Heroes in the Field

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023.


Crescendo em um ambiente influenciado pela medicina, graças aos pais médicos, Patricia Hagemeyer, hoje com 27 anos, trilhou um caminho único e desafiador para alcançar seus objetivos profissionais. Desde nova, ela já nutria o interesse pelo universo corporativo, uma vocação que a distanciava da tradição familiar. 

A curiosidade e a busca por conhecimento pela área de gestão abriram portas e guiaram Patricia em sua formação acadêmica. Foi cursando Engenharia de Produção pela PUC Rio que mergulhou nas complexidades das operações e processos empresariais. Mais precisamente, sua experiência como monitora da disciplina “Introdução à Engenharia”, entre 2015 e 2018, onde teve seu primeiro contato com consultoria.

Nessa mesma época, surgiu uma oportunidade para trabalhar na área de mineração com o seu tio, uma grande inspiração pessoal, onde aprendeu sobre comércio exterior, logística, negociação e, principalmente, a lidar com pessoas - o que veio a ser fundamental em seus próximos passos. Em seguida, estagiou em uma consultoria responsável pela venda de um software de gestão e, posteriormente, em uma fintech.

Além de estudar, dar monitoria e estagiar, ela ainda encontrou tempo para participar de um projeto da faculdade, em parceria com uma empresa alemã e outras universidades no mundo inteiro, que buscava soluções práticas para a construção de aeronaves. À sua equipe cabia o desenvolvimento de um veículo multidirecional para transportar partes e peças grandes e pesadas do avião, diminuindo consideravelmente o custo de produção e logística. A partir de um algoritmo de inteligência artificial, o carro era programado para transportar as peças sem necessidade de um operador. 

Foi a partir de 2018, prestes a se formar, que decidiu focar suas energias em sua trajetória profissional com gestão corporativa. Para ela estava claro que era preciso entender toda a cadeia do negócio, olhando o macro, para mapear suas dores e, aí sim, pensar nas soluções e os caminhos para chegar a elas. Para isso, buscou transitar entre todas as áreas da empresa em que atuava - desde produto e dados até a área comercial e CX, trabalhando lado a lado. O objetivo era ter entregas personalizadas e mais assertivas, que realmente fizessem diferença no produto final. Nesse caminho, dentre todo o aprendizado, o que marcou foi o impacto no fator humano: se antes ela aprendeu a lidar com pessoas, agora ela entendia a importância dessa troca e conexão para que o seu trabalho gerasse um retorno positivo também aos colaboradores, otimizando o dia a dia.

Em busca de novos desafios, Patrícia foi trabalhar em uma grande empresa do ramo de moda. Após 4 meses, ela percebeu que os processos burocráticos e, muitas vezes, engessados, não permitiam essa visão macro e empática do negócio. Se sentindo desestimulada, ela voltou o olhar para o mercado e encontrou uma nova oportunidade de fazer o que amava no Hurb. O ano era 2021.

Na nova casa, ela buscou novamente identificar os pontos sensíveis do negócio ao conversar com as diferentes áreas, indo de mesa em mesa para entender como otimizar os processos e facilitar a comunicação entre elas, bem como para o consumidor final do serviço oferecido. Desde então, ela esteve envolvida em projetos como o Self Service Aéreo (SSA), que foi pensado para aprimorar a operação de um grande volume de viajantes  ao mesmo tempo. Com isso mãos, foi possível aumentar o nível de personalização do serviço e diminuir o volume de trabalho do time de operações. Com o programa, mesmo em fase de teste e aperfeiçoamento, a empresa conseguiu diminuir em 10% a quantidade de recusas dos clientes.

Em paralelo, o “Desfazer”, grande aposta do Hurb, também foi desenvolvido para solucionar uma das dores da empresa: como fazer mais pessoas viajarem a preços baixos? A iniciativa reuniu a expertise de diferentes equipes para desenvolver uma ferramenta que pudesse otimizar a busca pelas melhores oportunidades de preço em passagens aéreas, atingindo preços até 40% mais baixos que a tarifa usual. Com a ajuda de Machine Learning, identifica entre 5 a 9 mil oportunidades de emissão por dia. 

Novamente fica claro para ela a importância de um olhar 360 do negócio e, consequentemente, de trazer o olhar multidisciplinar de todas as áreas da companhia, para criar entregas que geram valor. Hoje, ocupando o cargo de managing-director da empresa, essa é justamente sua proposta: flutuar entre as equipes, entendendo as rotinas e mapeando oportunidades de potencializar o trabalho, visando desenvolver soluções pensadas para as necessidades dos colaboradores e clientes.

Conectar pessoas para identificar e solucionar problemas é o que move a profissional. Para isso, ela entende que boas entregas se dão a partir das trocas, sejam informais ou de conhecimento. E o que avalia a qualidade do trabalho é o impacto no produto final, tanto quanto na qualidade de vida dos colaboradores. 

Esse parece um trabalho 24/7, e é. Mas Patrícia sempre encontra tempo para suas outras paixões. Carioca da gema, não consegue ficar parada e está sempre em busca de novas formas de aproveitar a beleza natural do Rio de Janeiro. Apesar de apaixonada por esportes em geral, a prática de tênis ganha um lugar especial. Em dias nublados, ela não passa aperto: gosta de ler livros e maratonar séries e filmes.

Veja também outros conteúdos em alta

O que você precisa saber antes de viajar para Santarém, no Pará

Plataforma de viagens indica destinos imperdíveis para curtir este verão

10 ideias para viagem de lua de mel

Conheça o Projeto Desfazer, a iniciativa do Hurb que identifica passagens com até 40% de desconto

Nossa biblioteca

Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.

Dia Internacional da Mulher

Talk: "Conectando Forças: Mulheres na Vanguarda da Transformação"

People by Hurb

Abril Azul

Mês da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

People by Hurb

Heroes in the field - Ed. #8

Conheça a história de Thomaz Andrade, do time de CX do Hurb, que compartilha uma trajetória de desafios, mas com beleza a cada esquina.

Heroes in the Field

Heroes in the field - Ed. #7

Conheça Renan Kamia, head de OP do Hurb, com uma história inspiradora de se jogar nas oportunidades e aproveitar o melhor das experiências.

Heroes in the Field

Novembro Azul

Clique aqui e confira o que rolou durante a campanha do Novembro Azul no Hurb!

People by Hurb

Passagens aéreas acumulam alta de 13% no ano e ajudam a puxar inflação; veja como economizar

Além de comprar com antecedência, vale a pena apostar em voos realizados entre terça e quinta-feira e em linhas com escalas

Setor

Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com