Tecnologia e Educação: uma fusão transformadora do aprendizado

Artigos

Por Rayssa Vanucci, Caio Santos, Lucas de Araujo Cruz - Em um mundo de avanços tecnológicos tão característicos do nosso tempo, é indiscutível que a educação está no centro de muitas das transformações que observamos hoje. O cenário profissional evolui rapidamente, demandando competências tecnológicas que a escola tradicional muitas vezes não consegue contemplar. Dessa forma, a associação entre educação e tecnologia surge como um pilar fundamental para formar profissionais versáteis e aptos a enfrentar os desafios contemporâneos de forma inovadora.

A educação tradicional enfrenta uma crescente lacuna entre o que ensina e as demandas profissionais do mundo moderno. Nessa era de constante mudança, em que as profissões tradicionais estão sendo redesenhadas e novas carreiras surgem, a adaptação da escola como a conhecemos se torna algo extremamente necessário. Hoje, mais do que nunca, é importante repensar o modelo educacional, capacitando os alunos com conhecimentos e habilidades que abrangem uma ampla gama de profissões cruciais.

A educação tecnológica ultrapassa as barreiras das disciplinas tradicionais, mergulhando em um vasto oceano de conhecimento que as aulas convencionais não podem alcançar. Matemática, física e química adquirem novos significados quando aplicadas ao mundo tecnológico em que vivemos. Mais do que fórmulas e equações, essas disciplinas se tornam ferramentas para entender, moldar e criar inovações.

No contexto escolar, a educação tecnológica se torna um meio para a transmissão de novos conceitos. A utilização de robôs, como o educacional da Unitree, traz para os alunos uma abordagem inovadora no seu processo de aprendizagem. Quando exploradas as capacidades do robô, os alunos são apresentados a um universo de possibilidades educacionais.

A Unitree se destaca na indústria de robótica como uma empresa especializada no desenvolvimento de robôs quadrúpedes, combinando inovação tecnológica com abordagem prática para criar produtos líderes nesse campo. Seus robôs despertam interesse em áreas como engenharia, pesquisa acadêmica e soluções práticas para desafios do mundo real. 

Na oportunidade de trabalhar com plataformas de alta tecnologia, como os robôs quadrúpedes, os alunos decifram a complexidade dos sistemas de movimentação, entre pernas e articulações, nutrindo uma compreensão profunda de eficiência e equilíbrio. A exploração de componentes eletrônicos como sensores de proximidade, movimento e câmeras, possibilita o entendimento sobre como esses elementos convergem para o  funcionamento do robô. Por meio da imersão na programação e controle, os alunos adquirem fluência em linguagens de programação, capacitando-os a orquestrar a locomoção, reações a estímulos e outras manifestações do robô. Assim, a educação tecnológica enriquece a teoria, conferindo aos estudantes uma compreensão do mundo tecnológico em que vivemos. 

Além disso, a importância de aprender programação no colégio vai além de adquirir uma habilidade técnica. Ela promove o desenvolvimento do pensamento lógico, a resolução de problemas e a criatividade. É um mergulho no mundo da abstração, onde os alunos aprendem a dividir problemas complexos em partes gerenciáveis, além de criar soluções para os mesmos.

Com isso em mente, nos vemos diante de um momento decisivo: a educação tecnológica não é apenas uma tendência passageira, mas uma resposta necessária a um mundo em constante evolução. Ao integrar a tecnologia ao currículo, estamos construindo uma ponte entre o aprendizado e a prática, preparando os alunos para uma gama diversificada de profissões tecnológicas que irão moldar o futuro.

É importante considerar, por fim, que a educação tecnológica é uma jornada que ultrapassa a sala de aula. Ela prepara os alunos para uma realidade em constante mudança, em que  as profissões se reinventam e as habilidades tecnológicas são essenciais. Ao abraçar essa mudança educacional, estamos capacitando os estudantes não apenas para se adaptarem ao futuro, como também  para se manterem integrados a ele. Nós, da Loon Factory, acreditamos que desta forma é possível conduzir os alunos ao caminho dos conhecimentos necessários para a construção de um futuro promissor e inovador.

Veja também outros conteúdos em alta

O que você precisa saber antes de viajar para Santarém, no Pará

Plataforma de viagens indica destinos imperdíveis para curtir este verão

10 ideias para viagem de lua de mel

Conheça o Projeto Desfazer, a iniciativa do Hurb que identifica passagens com até 40% de desconto

Nossa biblioteca

Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.

Heroes in the field - Ed. #5

Lucas da Fonseca, analista Comercial do Hurb, conta sua trajetória profissional - das consultorias de viagens ao fantástico mundo dos produtos.

Heroes in the Field

Em atividade, travel tech divulga número de viajantes de setembro

Hurb leva mais de 2700 pessoas para viajar no período

Institucional

Squair recebe o prêmio do 100 Open Startups, ranking que destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as companhias líderes em open innovation

A plataforma de inteligência operacional nascida em 2019 garantiu seu lugar entre as 10 melhores startups de EnergyTech no disputado ranking

Inovação

Saiba quais ferramentas são essenciais na hora de planejar sua próxima viagem

Plataforma de viagens celebra o Dia Nacional da Inovação apontando avanços na área

Inovação

Plataforma de viagens realiza doação de cestas básicas na Rocinha

A ação foi resultado da iniciativa comunitária promovida em março deste ano, a corrida “Subida da Rocinha”.

Eventos

Plataforma de viagens aponta dados sobre o interesse do turista por Blumenau

Maior Oktoberfest fora da Alemanha acontece até o dia 29 na cidade

Destinos

Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com