Destinos
Por Hurb - No Dia do Turismo Ecológico, Hurb elenca três opções de roteiro para sair do óbvio
Sair do caos da cidade e buscar o silêncio e as cores da natureza, ainda que em uma viagem de férias, é o desejo de muitas pessoas. Destinos paradisíacos, como Fernando de Noronha, Bonito, Pantanal, Lençóis Maranhenses e Amazônia, com uma natureza quase intocável, sempre vêm à mente quando pensamos em ecoturismo. No dia 1 de março, comemoramos o Dia do Turismo Ecológico, mas, afinal, o que é e qual a diferença dele para o turismo tradicional? O Hurb, empresa de tecnologia com a maior plataforma de viagens online do Brasil, explica um pouco sobre essa modalidade e quais os destinos brasileiros para viver esse tipo de experiência.
Entende-se como Turismo Ecológico a prática da atividade turística de forma sustentável, incentivando a proteção e conservação do local e realizando passeios que promovam o contato com a natureza. Ou seja: neste tipo de viagem, as iniciativas devem estar comprometidas com a educação ambiental e com a preservação do meio ambiente. Já no turismo tradicional, os viajantes visitam monumentos históricos, passeios clássicos e não necessariamente realizam atividades na natureza ou refletem sobre a conservação do destino.
De acordo com Paulo Pimentel, diretor de Travel Suppliers do Hurb, o turismo ecológico está crescendo cada vez mais, movimento propício à variedade do bioma brasileiro. “Em 2022, levamos aproximadamente 25 mil pessoas para destinos que valorizam o contato com a natureza como Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada dos Guimarães (MT) e Jalapão (TO), entre outros. Acreditamos que o que as pessoas mais querem quando buscam esses locais é poder desacelerar, fugir do ritmo intenso das grandes cidades, desfrutar do contato com a natureza, das atividades ambientais e, claro, das lindas paisagens que esses lugares possuem ”, destaca.
Conheça um pouco sobre três destinos para praticar o Ecoturismo
Para quem está procurando se conectar mais com a natureza, o Hurb elencou alguns destinos alternativos pelo Brasil. Confira:
Alter do Chão (PA)
Destino eleito como um dos mais belos pelo jornal britânico The Guardian, Alter do Chão fica em Santarém, oeste do Pará. Suas belíssimas praias, cercadas pelo verde amazônico e regadas a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns, criam cenários de tirar o fôlego. Sem falar na rica culinária de deixar qualquer um babando. Roteiro democrático, a visita à região pode ser feita por pessoas viajando sozinhas, casais ou até famílias com crianças e idosos que amam lugares paradisíacos. São praias, rios, lagoas, canais, florestas, trilhas, passeios para todos os gostos, desde os mais aventureiros aos que só querem descansar à beira mar. Quem estiver por lá, não deve deixar de visitar as comunidades ribeirinhas e conhecer a vida noturna boêmia e agitada na vila às margens do rio Tapajós
Chapada das Mesas (MA)
Esse é um destino para os amantes da natureza! Localizada ao sul do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, a região é famosa pelas suas formações rochosas, cânions, cavernas, cachoeiras e muitas trilhas. O Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma unidade de conservação com mais de 160 mil hectares de Cerrado, é conhecido por sua vegetação deslumbrante e rica diversidade animal, além de suas belezas naturais, com destaque para a Cachoeira de São Romão e as Cachoeiras do Prata. Outras atrações são os trekkings, como o do Morro do Chapéu. O Poço Azul e o Encanto Azul são dois dois poços de águas mornas e cristalinas, pontos obrigatórios de parada.
Saco do Mamanguá (RJ)
Localizado na Costa Verde do Rio de Janeiro, o Saco do Mamanguá oferece trilhas de tirar o fôlego, longas remadas, contato total com a natureza e, pra fechar um dia de aventuras à beira do mar, muita comida boa. Para chegar ao fiorde, o melhor caminho é sair de Paraty-Mirim, seja de lancha ou barco de pescador. Outra forma é partindo de Paraty, do canal no Centro Histórico da cidade. Lá, a trilha do Pico do Pão de Açúcar, ou Pico do Mamanguá, não pode ficar de fora do roteiro. A vista do topo para a gigantesca área verde, protegida pela Reserva Ecológica da Joatinga e pela APA do Cairuçu, compensa a caminhada de um pouco mais de uma hora. As atividades aquáticas são variadas e vão agradar toda a família. O passeio pela região do mangue também é imperdível e rende momentos inesquecíveis.
Todos os conteúdos escritos pelo nosso time de imprensa e categorizados para facilitar sua leitura.
Quando chega outubro a gente já pensa em dois grandes acontecimentos que amamos: Esquenta Break Friday e Halloween!
No dia 4 de outubro de 2023, celebramos o Dia Mundial do Animal. Clique e saiba mais!
Parceria possibilita ao canal reduzir custos operacionais e aumentar eficiência energética
Precisa de algum material específico?
Entre em contato com a nossa assessoria de imprensa: imprensa@hurb.com